Nasa anuncia descoberta de novos planetas fora do Sistema Solar

27 de agosto de 2010

A Nasa, agência espacial americana, anunciou ter detectado dois novos planetas fora do Sistema Solar. Segundo a Nasa, os planetas são ligeiramente menores que Saturno e estão orbitando uma estrela distante. O telescópio Kepler foi lançado ao espaço em março de 2009 para localizar planetas semelhantes à Terra. Segundo William Borucki, principal pesquisador da missão, esta é a primeira descoberta de vários planetas que orbitam a mesma estrela.

“A estrela semelhante ao Sol, designada de Kepler-9, está cerca de 2 mil anos-luz de distância, na constelação de Lyra”, disse o pesquisador. Os dois planetas, chamado Kepler-9B e 9C, mostram uma clara interação gravitacional. “Estas observações permitem compreender melhor como se formam e evoluem os sistemas planetários a partir dos discos de gás e poeira cósmica para o nascimento das estrelas e de seus planetas”, disse Borucki.

Segundo os pesquisadores, não existe possibilidade de vida nesses planetas. Além de serem muito maiores do que a Terra, eles estão muito perto da estrela que orbitam. Estes planetas “são muito, muito quentes”, afirma o cientista.

Os pesquisadores também identificaram o que parece ser um terceiro e menor corpo celeste que orbita a estrela. É cerca de 1,5 vezes o tamanho da Terra e também está localizado muito perto da estrela, mas ainda não foi confirmado como um planeta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: