Evento de ficção científica no Ibirapuera neste sábado

Fonte: ScudNews

Acontece neste sábado mais um evento de ficção científica do Grupo Alpha, o Alpha Fiction.

Acontece neste sábado, das 13h00min às 18h15min, mais um evento de ficção científica na Escola Municipal de Astrofísica, que fica ao lado do Planetário Municipal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera.

O evento, idealizado e realizado pelo Grupo de Ficção Científica Alpha, tem entrada franca e diversas atrações, como episódios de séries de ficção e palestras, além de sorteio de brindes para o público.

Após o evento, todos estão convidados pela Almirante Sílvia Reis, presidente do Grupo de Ficção Científica Alpha, para uma sessão especial no Planetário Municipal e, mais tarde, a uma observação da Lua com telescópios. Um belo programa neste sábado, num local maravilhoso como o Ibirapuera. Não percam!

Abaixo segue a programação do evento.

*********************************************************

ALPHA FICTION NA ESCOLA MUNICIPAL DE ASTROFÍSICA (EMA)

LEVANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA PARA UM LOCAL ONDE SE FAZ CIÊNCIA!

Sábado – 18/09/2010 – 13h00min às 18h15min
Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário Municipal de São Paulo) – Parque do Ibirapuera
Entrada Franca.

Frequências de saudação abertas:

Você está convidado para o

ALPHA FICTION NA ESCOLA MUNICIPAL DE ASTROFÍSICA

LEVANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA PARA UM LOCAL ONDE SE FAZ CIÊNCIA!

Sábado – 18/9/2010 – 13h00 as 18h15

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário Municipal de São Paulo)

Parque do Ibirapuera

Entrada Franca

Confira a programação completa abaixo, demais orientações sobre o Planetário e como chegar.

Serão sorteados diversos brindes, entre eles um DVD original com episódios de
Jornada nas Estrelas, e DVDs com todo o conteúdo (imagens, músicas e sons) do disco de ouro levado pela nave Voyager.

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

Atividadas extras, após o evento:

19h00 – Sessão de planetário “Astronomia” (OBS: A sessão do Planetário NÃO faz parte deste evento, sendo necessário comprar o ingresso)

20h30- Observação da Lua com telescópios, como parte da atividade INTERNATIONAL OBSERVE THE MOON NIGHT. Gratuito – Não é necessário pegar ingressos. Caso as condições climáticas impeçam a observação, haverá palestra na cúpula. Confira abaixo todos os detalhes deste evento que acontecerá simultaneamente em vários países.

Como chegar:

Para quem entrará no parque a pé, o melhor caminho é entrar pelo portão 10 do Parque do Ibirapuera (em frente a Assembléia Legislativa), seguir em frente caminhando ao lado do Museu Afro-Brasileiro, até chegar a um estacionamento. Já é possível ver a cúpula prateada do Planetário, e atrás deste a Escola de Astrofísica onde ocorrerá o evento.

Se você for de carro, passe pela Assembléia Legistativa mantendo a direita, contorne o parque, entre pelo portão 3 e estacione o mais próximo da marquise. Siga até o fim dela e vire a esquerda. Logo a frente já é possível ver a cúpula prateada do Planetário, e atrás deste a Escola de Astrofísica onde ocorrerá o evento.
Atenção: Todo o estacionamento do parque é Zona Azul, mas lá o cartão tem uma validade maior, e é possível colocar dois cartões. Há vários postos credenciados de vendas de talão, entre eles um na frente do prédio da Bienal e um ao final do estacionamento, em frente a Oca.

Programação Alpha Fiction*:

12h00min às 12h30min – distribuição de ingressos para os 80 primeiros

13h00 – Abertura

13h05 – Episódio “The Bat Jar Conjecture” – série The Big Bang Theory – legendado

13h25 – Fan filme Star Trek – Phoenix – legendado

13h55 – Entrevista com Leonard Nimoy, o Sr. Spock de Jornada nas Estrelas, sobre a criação e a repercussão de seu personagem – legendado

14h15 – Contos Perdidos de Babylon 5 – legendado

14h50 – Intervalo para compra de ingressos no Planetário, sessão “Astronomia”

15h10 – Palestra “Presente de um planeta distante” sobre os discos de ouro lançados na nave Voyager e as placas da sonda Pioneer, verdadeiras “garrafas lançadas no oceano cósmico” que levam consigo um pouco da história da humanidade. Palestrante Douglas Reis – Grupo de Ficção Científica Alpha.

15h40 – Palestra “Uma breve viagem pelo Universo” – Palestrante: Sílvia Reis – Grupo de Ficção Científica Alpha.

16h10 – Intervalo

16h30 – Episódio “The Blind Banker”, segundo episódio da novíssima série “Sherlock” produzida pela BBC – legendado. Inédito no Brasil

18h00 – Clip “Como alguns filmes deveriam ter terminado? – Senhor dos Anéis”

18h05 – Sorteio de brindes, entre eles alguns DVDs com todo o conteúdo do disco de ouro levado pela nave Voyager

18h15 – Encerramento

*programação sujeita a alterações

Sinopses – episódios:

The Bat Jar Conjecture – série The Big Bang Theory: Os rapazes se preparam para competir no Torneio de Físicos, porém quando Sheldon começa a levar as coisas muito a sério, os rapazes decidem substitui-lo por sua nêmesis, Leslie Winkle. Por isso, nosso protagonista se verá forçado a formar sua própria equipe para demonstrar sua superioridade científica, que competirá caracterizada com uniformes de Jornada nas Estrelas.

Star Trek – Phoenix: Fanfilme lançado este ano, tem a proposta de voltar as raízes de Jornada nas Estrelas. No episódio piloto ambientado 35 anos depois da destruição do mundo natal romulano, a nave classe Ascenção NCX 101138 USS Phoenix é enviada à Zona Neutra, em busca de membros desaparecidos de sua tripulação.

A Phoenix é uma nave governamental e tem entre seus tripulantes representantes políticos da Federação, cujos interesses várias vezes entram em conflito com os interesses de seu capitão.

Contos Perdidos de Babylon 5: Neste episódio, feito após o término da série, o presidente Sheridan retorna a estação Babylon 5 para uma missão diplomática. Mas contato por Galen, um technomago, Sheridan terá que tomar uma importante decisão que poderá afetar o futuro e o destino do planeta Terra. Galen é um personagem que apareceu originalmente na série “Crusade”, ambientada no mesmo universo de Babylon 5.

The Blind Banker: Segundo episódio da novíssima série Sherlock, aclamada pela crítica e pelo público, é uma adaptação livre do conto de Sherlock Holmes “The Adventure ot the Dancing Men”, escrito por seu criador Arthur Conan Doyle. Neste episódio Sherlock é contratado para investigar uma misteriosa invasão em um banco de Londres, em que símbolos foram pintados nas paredes. O corpo de um funcionário do banco é encontrado, e outros assassinatos acontecem. Sherlock e seu fiel amigo Watson descobrem que tudo tem ligação com contrabandistas chineses. Imperdível!

BANHO DE LUA E INTERNATIONAL OBSERVE THE MOON NIGHT

18 de setembro, sábado, 20h30

O tradicional Banho de Lua desse mês estará presente no

International Observe the Moon Night.

O International Observe the Moon Night (InOMN) surgiu em 2009 durante o Ano Internacional da Astronomia numa homenagem as grandes missões lunares. No primeiro ano orbitando a Lua a sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) obteve imagens e dados digitais numa quantidade nunca antes adquirida. Além disso, numa pesquisa sem precedentes a Lunar CRater Observation and Sensing Satellite (LCROSS) impactou na região polar sul da Lua sendo assistida por qualquer habitante localizados na Terra. A pesquisa realizada com sucesso teve como objetivo a busca de água no nosso satélite natural.

O InOMN tem como foco a primeira celebração da NASA sobre as missões históricas durante o Ano Internacional da Astronomia 2009. Astrônomos profissionais e amadores, clubes de astronomia, centro de ciências e planetários do mundo inteiro irão comemorar essa data através desse evento.

A união do tradicional Banho de Lua com o InOMN inclui a Escola Municipal de Astrofísica e o Planetário Prof. Aristóteles Orsini em mais um evento de celebração internacional.

Com ou sem bom tempo, o evento é acompanhado de uma palestra sobre o céu da noite e curiosidades sobre a Lua com simulações projetadas dos astros que podem ser observados.

Numa parceria com o Clube de Astronomia de São Paulo (CASP) serão disponibilizados telescópios para observação dos detalhes da Lua que para essa noite estará com 83% do seu disco iluminado permitindo contemplar algumas das suas montanhas, vales e planícies.
No caso das observações com telescópios é necessário “céu aberto”.

O evento é livre e sem limites de vagas, basta que os visitantes cheguem às 20h para participar.

Local: área externa ou sala de projeções do Planetário Prof. Aristóteles Orsini

Informações: (11) 5575-5425 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 5575-5425      end_of_the_skype_highlighting

Programação livre – evento gratuito

No caso da palestra na sala de projeções (que comporta até 290 visitantes), os lugares serão preenchidos de acordo com a ordem de chegada. Se a procura for superior à capacidade da sala, haverá entrega de ingressos na bilheteria a partir das 20h, somente para quem estiver na fila, distribuídos de acordo com a capacidade da sala.

Recomendamos:

Página do International Observe the Moon Night

http://www.astronomerswithoutborders.org/projects/intl-observe-moon-night.html

Página do Clube de Astronomia de São Paulo

http://www.astrocasp.com/

Página com eventos observacionais produzidas pela Escola Municipal de Astrofísica

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/planetarios/efemerides/index.php?p=399

Realização:

GRUPO DE FICÇÃO CIENTÍFICA ALPHA

Blog do grupo, com as mais recentes notícias sobre ficção científica, cinema, tecnologia e ciência: https://alphafiction.wordpress.com/

Twitter: http://twitter.com/alphafiction

Comunidade “Grupo Ficção Científica Alpha” no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94689165

Nosso site está sendo remodelado, e em breve estará ativo: www.alphafiction.com

E-mails:

Alpha: Boletim de Conhecimento sobre Ficção: abcfiction@gmail.com

eventoalphafiction@gmail.com

Almirante Sílvia Reis

Presidente Grupo de Ficção Científica Alpha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: