Sábado astronômico – 25 de setembro

Programação:

14h30 às 15h45 – Observação do Sol com “Sunspotters”
Evento livre, gratuito e sem limites de vagas. Basta que os visitantes cheguem a partir das 14h30 para participar. Vale ressaltar que as observações dependem de “céu aberto”, ou seja, em caso de mau tempo as observações com “Sunspotters” ficam impossibilitadas. Atividade realizada com monitores do Clube de Astronomia de São Paulo (CASP)
Local: Rosa-dos-Ventos e nas proximidades do prédio da Escola Municipal de Astrofísica e do Plantário.
A partir das 15h30 – distribuição de senhas.
Serão entregues na Escola Municipal de Astrofísica o total de 80 senhas gratuitas (capacidade de assentos do auditório). Senha distribuída somente para quem estiver na fila e que darão direito a assistir 3 palestras:
1. Mini palestra: “Astronotícias”;
2. Mini palestra: “Observando o céu de São Paulo no próximo mês”;
3. Palestra- ” O Homem e o espaço – A última Frronteira”, apresentada por Denis Zoqbi.

Horários e sinopses:
1. 16h às 16h30 – Mini palestra: “Astronotícias”
Com Tasso Napoleão, membro do Clube de Astronomia de São Paulo(CASP).
Exposição das principais notícias sobre Astronomia publicadas na mídia (especializada ou não) com explicações acessíveis ao grande público.
2. 16h30 às 17h00 – Mini palestra: “Observando o céu de São Paulo no próximo mês”
Com Dorival Reis, membro do Clube de Astronomia de São Paulo, encarregadom pelos Telescópios na Rua promovidos pelo CASP.
O que poderá ser observado no céu de SP no próximo mês? Um resumo dos fenômenos e eventos mais interessantes, acompanhado de orientação para que o público possa observá-los, mesmo sem equipamento (a olho “nu”).
16h30 às 16h45 – Intervalo
3. 16h45 às 18h30 – Palestra: “O Homem e o Espaço – A última fronteira”, apresentação Denis Zoqbi.
Outubro de 1957. A Corrida Espacial tem início com o lançamento do primeiro satélite construído pelo homem, o Sputnik. União Soviética e Estados Unidos, envolvidos em uma Guerra Fria, investem pesado em Ciência e Tecnologia. A conquista do Espaço rompe a fronteira de toda uma Era, e a corrida espacial faz a vida avançar rumo ao Universo desconhecido.
.18h30min às 19h – Intervalo

* OPCIONAL – 19h às 20h – Sessão “Astronomia: uma viagem pelo Universo” na cúpula do planetário municipal.
* O valor do ingresso para sessão “Astronomia: uma viagem pelo Universo” é de R$ 5,00. Para informações sobre compra de ingressos, consultar “Bilheteria”.
20h às 2130h – Observação noturna com telescópios.

Evento livre, gratuito e sem limites de vagas. Basta que os visitantes cheguem às 20h para participar. Vale ressaltar que as observações dependem de “céu aberto”, ou seja, em caso de mau tempo as observações com telescópio ficam impossibilitadas. Somente neste caso das observações noturnas, se por motivos de “mau tempo” não for possível realizar as observações com telescópios o visitante terá a possibilidade de assistir a uma palestra com tema: “Reconhecendo o céu de São Paulo”.
Local: para observações com telescópio na área externa (ao lado do Planetário) / para a palestra na sala de projeções do Planetário.
Importante: para as observações, basta comparecer.
No caso de “mau tempo” e de acontecer a palestra na sala de projeções (que comporta até 290 visitantes), os lugares serão preenchidos de acordo com a ordem de chegada. Se a demanda de público for superior à capacidade da sala, haverá entrega de ingressos na bilheteria a partir das 20h, somente para quem estiver na fila, distribuídos de acordo com a capacidade da sala.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: