Balão caseiro capta imagens do espaço e volta intacto

imagens do espaço e volta intacto

Ter, 19 Out, 04h30

Por Redação Yahoo! Brasil

Numa experiência totalmente “caseira”, um grupo de americanos resolveu lançar uma câmera HD para o espaço, presa a um balão metereológico. A ideia era mandá-lo para a estratosfera e registrar toda aquela escuridão acima da Terra. O experimento, batizado de “Brooklyn Space Program” foi feito em ambiente “família” – os filhos dos “cientistas” participam ativamente.Junto com o balão e a câmera eles mandaram um iPhone, que enviaria as coordenadas de sua localização por GPS – para que a câmera pudesse ser resgatada, claro.

O pessoal do Brooklyn Space Program sabia que, em pouco tempo, o balão perderia sustentação pela pressão atmosférica, se esvaziaria e cairia. Daí a ideia de atachá-lo a um mini paraquedas. A “viagem até o espaço” durou pouco menos de duas horas e o balão enfrentou ventos de 160km/h e temperatura de 60 graus negativos.

Surpreendentemente, o balão caiu a apenas 45 quilômetros ao norte do local de onde foi lançado – havia o temor de que caísse bem mais longe. O vento foi determinante para isso.

As legendas do vídeo estão em inglês, mas mesmo quem não está familiarizado com idioma de Shakespeare pode se deliciar com essa experiência sensacional.

 

Homemade Spacecraft from Luke Geissbuhler on Vimeo.

A bateria da câmera quase chegou até o fim – ela acabou apenas dois minutos antes do pouso. Mas graças às coordenadas de GPS enviadas pelo iPhone, o balão pôde ser encontrado no topo de uma árvore, praticamente intacto.

Para mais informações, acesse o site do Brooklyn Space Program.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: