NASA: Impacto lunar revela gelo, prata e mercúrio.

(Reuters) – Um projétil enviado a impactar na Lua no ano passado projetou várias centenas de quilos de água, prata, mercúrio e outras substâncias surpreendentes. A agência espacial estadunidense NASA enviou esta sonda à permanentemente sombreada cratera lunar Cabeus em outubro passado para ver o que iria, literalmente, saltar de lá.

Cratera Cabeus, Lua

Uma área permanentemente nas sombras oculta um verdadeiro tesouro.

Vários relatórios publicados no jornal Science mostram descobertas surpreendentes, incluindo uma grande quantidade de água em forma de gelo, monóxidos de carbono, amônia e compostos de prata.

 “Este lugar parece um baú de tesouro de elementos, e componentes que foram liberados por toda a Lua e postos ali neste “balde” permanentemente nas sombras”, disse em um depoimento o geólogo planetário Peter Schultz da Universidade Brown em Rhode Island.

Durante a missão, chamada  LCROSS (sigla em inglês para Satélite de Sensoreamento e Observação de Crateras Lunares), o projétil foi lançado a impactar dentro da escura e frígida cratera e instrumentos no satélite mediram o espectro de luz na poeira levantada.

Anthony Colaprete do Centro de Pesquisas Ames da NASA em Moffet Field, California, e seus colegas estimaram que 5,6 por cento do total da massa dentro da cratera Cabeus é composta de água congelada.

A equipe estimou que o impacto do projétil criou uma cratera em torno de 25 a 30 metros de diâmetro, aspergindo algo em torno de 4 a 6 toneladas de detritos, pó e vapor. A prata pode estar presente apenas em minúsculas partículas, não em uma forma que pudesse ser extraída, e o mercúrio foi uma surpresa desagradável em parte por ser tão abundante.

“Sua toxicidade poderia representar um desafio à exploração humana,” disse Kurt Retherford do Southwest Research Institute em San Antonio, Texas.

(Redigido por Maggie Fox; Editado por Anthony Boadle)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: