Teletransporte quântico alcança novo marco: 16km de distância

Fonte: Gizmodo Brasil

Na nossa imaginação coletiva, o teletransporte sempre pareceu o próximo passo lógico depois de carros voadores. Mas o sucesso recente de cientistas em teletransportar informações entre fótons a 16km de distância faz parecer que vamos pular o estágio de carros voadores completamente.

Primeiro, vamos esclarecer as coisas: teletransporte quântico não é exatamente o que você viu em Star Trek. Não é o caso de transferir matéria de um lugar para outro, e sim transferir o estado de um objeto para outro objeto – neste caso, fótons.

Tudo funciona através do entrelaçamento quântico. Neste caso, os dois fótons entrelaçados basicamente se tornam conectados por um fio invisível, e o que é feito em um é imediatamente refletido no outro. Cientistas já conseguem teletransportar informação por distâncias pequenas, por alguns metros, faz algum tempo. Mas dezesseis quilômetros é muito mais, e o feito está sendo considerado um avanço enorme no que se trata de teletransporte. Eu já fico impressionado de estarmos simplesmente avançando.

Cientistas imaginam um futuro no qual o teletransporte quântico vai possibilitar transferência de dados de um lugar a outro sem a necessidade de um sinal tradicional, apesar de não enviar você para a Enterprise. É, acho que a gente vai precisar mesmo daqueles carros voadores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: