Moda espacial: conheça a nova roupa dos astronautas

Por Luciana Galastri em 31.10.2010 as 21:40

 

Ok, os modelitos podem não ser muito fashion, mas garantem que os ossos dos astronautas fiquem intactos durante vôos espaciais mais longos.

A roupa, batizada de Gravity Loading Countermeasure Skinsuit (que significa algo como “Segunda pele de balanço de gravidade”) está sendo desenvolvida pelos cientistas do MIT e simula os efeitos da gravidade do nosso planeta no corpo humano. Isso pode parecer abstrato, mas é uma solução possível para alguns problemas apresentados quando se trata de longas viagens espaciais tripuladas por humanos.

Para você ter uma idéia, um astronauta perde, em média, 2% de sua massa óssea para cada mês que passa no espaço. Apesar dos esforços da Nasa e de outras agências espaciais, foi constatado que os tripulantes da Estação Espacial Internacional estavam perdendo 2,7% da massa do conteúdo interior dos ossos por mês.

Os astronautas da estação ficam, em média, 4 meses no espaço. No entanto futuros astronautas que possam tripular uma missão a Marte, algo definitivamente mais demorado, que pode levar anos, devem se preocupar com essa perda óssea. Na viagem eles perderiam tanta massa óssea que, quando chegassem a Marte, seria fácil se fraturar fazendo tarefas simples no planeta.

A nova roupa que está sendo desenvolvida é muito elástica e feita especialmente para cada astronauta. Ela faz com que os ombros sejam pressionados da mesma forma com que a gravidade da Terra nos “puxa” em direção ao chão. Mantendo essa pressão mesmo no espaço a perda óssea dos astronautas poderia ser evitada. [Fonte: Gizmodo]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: