Nave robô faz foto inédita do núcleo de cometa Hartley

Cientistas comemoram no Jet Propulsion Lab, da Nasa. Foto: AP

HOUSTON – Famosos por suas caudas que se estendem por milhares de quilômetros, os cometas muitas vezes têm núcleos pequenos, insignificantes em relação ao seu tamanho. É o caso do Hartley 2, visitado ontem pela nave Deep Impact. Viajando a uma velocidade de 12,5 quilômetros por segundo, a nave chegou ontem a 700 quilômetros da superfície do núcleo do cometa, distância suficiente para investigar sua composição e tirar milhares de fotos. Graças à Deep Impact, foi possível ver pela primeira vez o núcleo em formato de amendoim do Hartley 2.

Mais do que mera curiosidade sobre astros bizarros, a missão aumentará consideravelmente o conhecimento a respeito dos cometas, fósseis da origem do Sistema Solar. O núcleo é feito de gelo e poeira cósmica, detritos da formação de planetas. Antes do Hartley 2, apenas quatro outros cometas tiveram o núcleo estudado em detalhes.

As imagens enviadas pela Deep Space viajam 37 milhões de quilômetros pelo espaço até chegar à Terra e serem captadas por um centro de pesquisa da Nasa, a agência espacial americana, em Goldstone, na Califórnia. Levará dias até que todos os dados e fotos coletados cheguem à Terra. Trata-se do mais completo estudo sobre um cometa.

A imagem captada pela Nasa. Foto: Divulgação

O Hartley 2 foi descoberto em 1986 e pode ser visto da Terra a cada seis anos. É um cometa pequeno. O seu núcleo tem 1,5 quilômetro de extensão.

– Ele é muito curioso. As pessoas tendem a imaginar que os corpos celestes são arredondados, e ele não é nada disso. É igual a um amendoim. Sabemos que tem ainda outras peculiaridades. Cometas sempre nos surpreendem – afirmou Don Yoemans, chefe do Programa de Cometas e Asteroides da Nasa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: