Cidadãos de Detroit se mobilizam na rede para criar estátua do RoboCop

Fonte:  Leonardo Carvalho 

 

Grupo criou página no Facebook para transformar o policial-robô mais famoso do cinema em símbolo da cidade.

Mobilização começou depois de a proposta ser recusada pela prefeitura da cidade

Cidadãos de Detroit estão dando mais uma amostra de como a mobilização via redes sociais pode resultar em mudanças em uma cidade. Um grupo organizado criou uma página de eventos no Facebook para dar um presente para a cidade conhecida por ser o berço de parte montadoras de automóveis dos EUA. Não se trata de uma nova linha de transporte público ou de uma petição para aumentar os gastos do governo com pessoas desempregadas por causa da crise; os manifestantes querem simplesmente que Detroit adote o RoboCop como mascote e que uma estátua seja erigida para sacramentar o fato.

Tudo começou no início da semana passada quando uma pessoa do estado de Massachussets enviou um tuíte para Dave Bing, prefeito de Detroit, sugerindo que o policial-robô, ícone dos filmes de ficção científica dos anos 80 – que aliás se passa em Detroit -, seria o representante perfeito para a cidade, e que uma estátua poderia ser construída para ele, a exemplo do que a cidade da Filadélfia fez com o personagem Rocky Balboa, de Sylvester Stallone.

Via Twitter, o prefeito agradeceu a sugestão, mas declinou a proposta.

Foi o suficiente para que um grupo se juntasse no Facebook propondo o levantamento de fundos particulares para que eles mesmos construíssem a estátua, independente do apoio da prefeitura de Detroit. Até a sexta-feira, 4600 pessoas haviam se juntado à comunidade e angariado US$ 8.300 – para construir a estátua o grupo estima que precisará de US$ 50 mil.

Apesar de não querer gastar dinheiro com a empreitada, a prefeitura de Detroit informou através de sua assessoria de imprensa que “apoia a doação desta ou de qualquer outro projeto de arte pública” e ainda se oferece para encontrar um local apropriado para a instalação. Mas uma ONG chamada Imagination Station já ofereceu um espaço no seu terreno para que a estátua fosse instalada.

A réplica pensada pelos organizadores seria feita a partir de um boneco de brinquedo que seria escaneado a laser para criar um modelo em escala e um molde. Metal líquido seria usado para preencher o molde.

A mobilização segue até o fim de março.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: