Cientistas dizem ser possível movimentar objetos com laser

Fonte:

Por Natasha Romanzoti em 18.03.2011

Cientistas descobriram que um laser pode agir como um “raio trator”, movendo pequenos objetos em direção a sua fonte.

A ciência já sabia que a luz pode proporcionar um “empurrão”, ou seja, mover objetos, o que não é uma coisa muito fácil. Agora, pesquisadores chineses calcularam as condições necessárias para criar um “empurrão” baseado em laser.

Ao invés de uma arma no estilo “ficção científica”, no entanto, a abordagem deve ser trabalhada apenas em pequenas distâncias.

O efeito é diferente do de “pinças ópticas”, processo no qual objetos pequenos podem ser capturados no foco de um feixe de laser e movimentados. A nova força seria mais uma atração contínua em direção à fonte. E isso depende diretamente da colisão com um objeto.

O truque é não usar um feixe de laser padrão, mas sim um conhecido como “feixe de Bessel”, que tem precisão de altos e baixos em sua intensidade.

O feixe de Bessel funciona como as ondas em torno de uma pedra jogada em uma lagoa. Se ele não for de encontro direto a um objeto, mas sim “de relance”, sua força pode ser estimulada.

Como os átomos ou moléculas do alvo absorvem e re-irradiam a luz recebida, essa interferência pode dar ao objeto um “empurrão” em direção à fonte.

Os cientistas acreditam que o fato de que a luz pode realmente puxar uma partícula pode abrir novas avenidas para micromanipulação óptica, da qual exemplos típicos incluem o transporte de uma partícula por uma longa distância e a classificação de partículas.

No entanto, os pesquisadores alertam que o efeito só é previsto para ocorrer a uma curta distância, e deve ser primeiramente demonstrado na prática, antes de qualquer planejamento ser feito.

Porém, a teoria foi considerada um grande começo. Como sempre, se não existe um argumento teórico de que as coisas são possíveis por algum motivo, o mundo nunca saberia que o fato pode acontecer.

Parece familiar?

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: