Japão cria foguetes artificialmente inteligentes

Fonte:

A Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa está desenvolvendo foguetes artificialmente inteligentes que podem realizar auto-diagnósticos e auto-reparações.

A maioria das naves espaciais já tem recursos inteligentes, como o auto-ajuste de suas trajetórias, a avaliação da sua situação e o poder de decisão de realizar tarefas, como colocar-se em modo de segurança quando algo inesperado acontece.

Entretanto, até agora, os foguetes não eram nada melhores do que apenas automáticos. Eles podem notificar os engenheiros quando algo está errado, mas não podem fazer nada sobre isso.

A maioria dos projetos ainda utiliza tecnologia de décadas atrás que, como tal, é cheia de deficiências. Os novos foguetes seriam capazes de se verificar, descobrir o que causou um problema e, em alguns casos, se consertar.

Por exemplo, um caso que envolva as correntes elétricas que controlam a orientação do propulsor de foguetes, que por sua vez controla sua direção. Foguetes inteligentes poderiam se proteger contra picos de energia elétrica, ou corrigi-los para se certificar de que não saia do percurso.

Segundo os engenheiros, os novos foguetes inteligentes podem reduzir ainda mais o custo dos lançamentos espaciais futuros, além de já serem mais baratos e simples de usar. A primeira missão do protótipo japonês será 25% mais barata do que o lançamento de um foguete comparável.

Mais a respeito: space.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: