Abaixo os cabos: cientistas estudam transferência de energia sem fio

Fonte: Hypescience

Já imaginou poder carregar a bateria do seu celular, iPod, notebook ou outros aparelhos sem precisar de fios ou tomadas? Um pessoal da Universidade de Duke, EUA, já. O método ainda é pouco eficiente, mas os cientistas americanos querem mudar esse cenário.

Segundo eles, os “metamateriais”, termo usado para denominar materiais compostos com propriedades únicas e diferentes daquelas apresentadas naturalmente, poderiam facilitar a transferência de energia elétrica sem muito desperdício. Este materiais manteriam a corrente intacta durante a transferência.

Um exemplo de metamaterial, diz o estudo, seria um arranjo de cobre conduzindo em forma de laços. O usuário posicionaria o arranjo em um ponto entre o aparelho e a fonte de energia, que seria transmitida diretamente por ele. O professor Yaroslav Urzhumov diz que este tipo de material terá aplicações reais em dois anos. “Nós propomos uma extensão da indução magnética e da tecnologia de campos de proximidade”, diz Urzhumov. “Estamos nos baseando no mesmo princípio fundamental que as leis de indução de Faraday. Contudo, alavancamos a eficiência da transferência de energia aumentando a indução mútua entre o transmissor e o receptor”. Segundo ele, seria possível até carregar carros movidos à bateria.

O uso dos metamateriais traria outra vantagem: combate à corrosão. “Expor metais a ambientes agressivamente oxidantes leva a rápida corrosão e perda de contato”, diz ele. Mesmo com tantos pontos positivos, Urzhumov não acredita que a transferência será feita completamente sem fio. “Sabemos que a melhor maneira de transferir energia com mais eficiência é com o uso de um bom condutor”.[MSN]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: