GM cria carro-bolha com piloto automático e sensores que evitam acidente

Veículo tem apenas duas rodas, atinge 40 km/h e é projetado para evitar colisões

A montadora americana General Motors mostrou para o público, na semana passada, o EN-V – abreviação para Electric Networked Vehicle, mas que rapidamente ganhou o apelido de “carro-bolha”. O veículo possui apenas duas rodas e tem sensores que fazem com que ele entre na função piloto automático sempre que requisitado. O volante também é inusitado: mais parece um joystick de videogame.

O carro pode atingir 40 km/h e possui um sistema composto por sensores, câmeras e GPS, que detecta quando outros veículos ou obstáculos aparecem ao seu redor. Tudo isso faz com que o motorista acabe se tornando uma presença dispensável dentro do automóvel. Crianças, por exemplo, “poderiam ser colocadas dentro do veículos sem a presença de um adulto, e levadas ao colégio”, diz Tom Brown, do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da GM, à BBC. Outras atividades ainda poderiam ser feitas dentro do EN-V, como terminar um trabalho ou até dormir um pouco.

Outro ponto favorável do veículo é que ele foi feito para evitar colisões: “Ao contrario de carros convencionais, que são desenhados para proteger passageiros e pedestres em caso de colisões, o EN-V é mais parecido com uma aeronave, onde se procura evitar qualquer tipo de acidente”, completa Brown. Sensores giroscópicos, inspirados no Segway, são usados no veículo motorizado de duas rodas.

O carro é a visão de mobilidade urbana para o futuro, segundo a GM. A montadora diz que se esses veículos fossem popularizados, eles poderiam custar até 20% do preço de um carro comum. Confira abaixo uns vídeos demonstrando o EN-V.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: