45 de anos de Jornada nas Estrelas

Frequências de saudação abertas:

No dia 8 de setembro, há 45 anos, era exibido pela primeira vez na televisão americana o seriado Jornada nas Estrelas. Apesar de não ter sido bem recebido pela crítica, Jornada nas Estrelas quase que imediatamente se tornou algo muito especial para os fãs, principalmente entre os clubes de ficção científica de universidades e entre renomados escritores de ficção científica.

O primeiro episódio exibido foi O Sal da Terra (The man trap), apesar de este ter sido o 6º episódio no esquema de produção da série. A ordem dos episódios exibida na televisão foi determinada pelo fato de alguns ficarem prontos na pós-produção antes de outros.

Jornada nas Estrelas teve dois episódios pilotos, algo inédito na história da televisão. O primeiro apresentado a NBC em fevereiro de 1965 foi A jaula, rejeitado por ter sido considerado “cerebral demais”. Mas o potencial da série foi reconhecido, e a NBC encomendou um 2º piloto. Com o elenco quase todo alterado, Onde nenhum homem jamais esteve (Where no man has gone before) foi apresentado aos executivos em janeiro de 1966, e aprovado.

Nascia então a série que se tornaria um ícone de nossa cultura. Mas seu caminho não foi fácil, já que esteve a beira de ser cancelada no 1º e 2º anos, e salva por campanhas feitas por seus fãs. 45 anos depois, Jornada nas Estrelas – série clássica rendeu outras 4 séries e 11 filmes, sendo a mais conhecida e a mais querida de todas elas.

Parte da tecnologia mostrada em Star Trek já é realidade, e outra parte talvez um dia venha a ser.

Esperamos que um dia o futuro idealizado por Gene Roddenberry se torne realidade. Um futuro sem guerras, sem miséria, com respeito a cultura de todos os povos e respeito ao meio-ambiente, onde os seres humanos finalmente se entendam e lutem pelo bem comum acima de tudo. Mas é preciso lembrar que este futuro depende de cada um de nós, através de nossas atitudes no presente.

O Grupo de Ficção Científica Alpha, e sua divisão de teatro, O Grupo Zona Neutra, se orgulham em fazer parte da história de Jornada nas Estrelas.

Vida Longa e Próspera!

Almirante Sílvia
Presidente Grupo de Ficção Científica Alpha
Presidente Grupo de Teatro Zona Neutra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: