As Melhores Novelas Brasileiras de Ficção Científica

De Roberto de Sousa Causo – Terra Magazine

Antologia As Melhores Novelas Brasileiras de Ficção CientíficaPublicações Recebidas: Da Devir (http://www.devir.com.br), de São Paulo, recebemos o livro de quadrinhos Projeto Superpowers (Project Superpowers), de Alex Ross, Jim Krueger, Carlos Paul, Doug Klauba & Stephen Sadowski, que resgata uma série de super-heróis americanos do começo desse gênero, nas primeiras décadas do século 20.

Da Não-Editora (http://www.naoeditora.com.br), de Porto Alegre, recebemos Ficção de Polpa Volume 4: Crime!, antologia editada por Samir Machado de Machado, com histórias de Carlos Orsi, Yves Robert, Octávio Aragão, Rafael Bán Jacobsen, Carol Bersimon e Carlos André Moreira, com arte de capa de Jader Corrêa & Matias Strebb. Essa é a mais antiga antologia de histórias originais em atividade.

Da Editora Aleph (http://www.editoraaleph.com.br), de São Paulo, recebemos Encontro com Rama (Rendez-Vous with Rama), nova edição do romance clássico de Arthur C. Clarke, lançado originalmente em 1972, ganhou os Prêmios Hugo, Nebula, e da British Science Fiction Association. Estava há décadas fora de catálogo, e seu retorno agora, com nova tradução de Susana Alexandria, vem recompor uma estante de obras obrigatórias de ficção científica, e é mais do que bem-vindo.

Da Devir, recebemos Duplo Fantasia Heroica 2: A Batalha Temerária Contra o Capelobo/Encontros de Sangue, de Christopher Kastensmidt/Roberto de Sousa Causo, livro do selo de bolso da Devir, Asas do Vento, com duas narrativas que dão prosseguimento às respectivas séries dos autores, A Bandeira do Elefante e da Arara, e A Saga de Tajarê – mas que podem ser lidas separadamente. A capa tem uma bela ilustração de Jonathan “Jay” Beard.

E também da Devir, chegaram exemplares da antologia As Melhores Novelas Brasileiras de Ficção Científica, com a novela clássica de Afonso Schmidt, “Zanzalá” (1936), e as noveletas “A Escuridão” (1963), de André Carneiro; “O 31.º Peregrino” (1993), de Rubens Teixeira Scavone; e “A Nós o Vosso Reino” (1998), de Finisia Fideli. O livro de 220 páginas tem organização e apresentação de Roberto de Sousa Causo e a arte de capa do mestre Vagner Vargas.

Helena Gomes & Rosana Rios Indicadas para o Prêmio Jabuti: As duas conhecidas escritoras de fantasia tiveram o seu romance juvenil Sangue de Lobo (Farol Literário, 2010) entre os finalistas do mais prestigioso prêmio nacional.

Primeira Revista Acadêmica Nacional Especializada em Literatura Fantástica: Uma criação do Prof. Alfredo Suppia, Zanzalá: Revista Brasileira de Estudos de Ficção Científica, é a primeira revista acadêmica brasileira, peer-reviewed, dedicada aos estudos da ficção científica em suas múltiplas plataformas ou manifestações: prosa, poesia, cinema, televisão, teatro, música, videogames, etc. Trata-se de uma publicação vinculada ao grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Estudos em Ficção Científica Audiovisual (LEFCAV), sediado no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Sua publicação é semestral, e o primeiro número está disponível em http://www.ufjf.br/lefcav/2011/06/07/current-issue

Ainda Anuário 2011: Resenhado aqui em 18 de setembro, o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2011 foi o assunto de uma conversa entre os seus editores, Marcello Simão Branco & Cesar Silva, e Oscar D¿Ambrósio no programa Perfil Literário da Rádio UNESP: http://podcast.unesp.br/index.php/mnuperfil/134-marcello-simao-branco-e-cesar-silva-entrevista-1271

Nas Bancas: Nas bancas (selecionadas) o livro Enciclopédia dos Monstros (Ediouro), de Gonçalo Júnior, uma deliciosa investigação dos monstros no cinema, nos quadrinhos, na literatura, na história e na imaginação humana. E o N.º 1 da revista literária Metáfora traz artigo de Braulio Tavares sobre a definição de mainstream literário.

Boas Entrevistas no Canal de LivrosBR: O canal no YouTube traz algumas entrevistas muito interessantes gravadas durante o último Fantasticon, em agosto, como, por exemplo, a feita com o autor e agitador Adriano Siqueira (http://www.youtube.com/user/LivrosBR#p/u/12/7Dot56CfHd8), a com o crítico literário Manuel da Costa Pinto (http://www.youtube.com/user/LivrosBR#p/u/2/jx61b_f-m3Q) e a com o autor best-seller Raphael Draccon (http://www.youtube.com/user/LivrosBR#p/u/6/50_8M1Y0UNU).

Novo Site Pessoal de Roberto de Sousa Causo: O webdesigner Horacio Corral produziu um site de alta qualidade, Roberto Causo: Ficção Científica, Horror e Fantasia, em http://robertocauso.com.br. Apareça e se inscreva para receber o newsletter do autor.

Vagner Vargas Coloca Online Site Renovado: O prolífico ilustrador de ficção científica e fantasia reformou o seu site pessoal: http://www.vagnervargas.com.br/

Lançamentos Futuros: A Editora Draco anunciou que a antologia Dieselpunk, organizada por Gerson Lodi-Ribeiro, será lançada na FantastiCon 2011, em agosto deste ano. Também anunciou os autores selecionados para a antologia Imaginários 4: Erick Santos Cardoso, Leonel Caldela, Fábio M. Barreto, Georgette Silen, Luiz Bras, Nazarethe Fonseca, Cris Lasaitis, Antonio Luiz M. C. Costa, Claudio Brites e Renato A. Azevedo. Imaginários é uma das séries de antologias originais em atividade no Brasil, criada por Tibor Moricz, Saint-Clair Stockler & Eric Novello, agora editada por Erick Santos Cardoso. Outros lançamentos são encontrados num vídeo preparado por Novello, em http://editoradraco.com/2011/06/27/lancamentos-da-draco-temporada-20112012/

A Devir fechou contrato para publicação de The Windup Girl, do ítalo-americano Paolo Bacigalupi. É o mais recente romance multipremiado da ficção científica, tendo recebido os prêmios Hugo, Nebula e Locus, entre outros. O tradutor Carlos Angelo ajudou na negociação com a agente Flávia Sala, e o livro deve ser lançado em 2012. Recentemente, a Devir também assinou contrato para publicação do romance juvenil Ship Breaker, de Bacigalupi, obra que foi finalista do importante National Book Award, para a área juvenil.

Os próximos títulos da coleção Asas do Vento, da Devir, serão Descobrimentos, de João Batista Melo (com três histórias desse autor multipremiado); e Duplo Sobrenatural: O Recipiente/A Fábrica, de Orson Scott Card e Carlos Orsi.

 A Editora Aleph, que republicou recentemente Duna, de Frank Herbert, já contratou várias seqüências desse clássico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: