ENTERPRISE E A GUERRA ROMULANA – PARTE 2

Meses atrás escrevi aqui uma matéria falando da série de livros de Jornada nas Estrelas – Enterprise, editados pela Pocket Books, que tratam da guerra entre a Terra e seus aliados contra o Império Romulano.

A série se divide em quatro livros, são eles:

 

  • The Good That Men Do (lançado em 2007), escrito por Michael A. Martin e Andy Mangels

 

  • Kobayashi Maru (lançado em 2008), escrito por Michael A. Martin e Andy Mangels

 

  • THE ROMULAN WAR – Beneath The Raptor’s Wing (lançado em 2009), escrito por Michael A. Martin

 

  • THE ROMULAN WAR – To Brave The Storm (lançado em 2011), escrito por Michael A. Martin

 

Sobre os três primeiros já escrevi na matéria anterior, seguem agora meus comentários sobre o quarto e, ao que tudo indica, último livro da série, e que também pode ser considerado o capítulo final de Enterprise:

 

Image

 

THE ROMULAN WAR – To Brave The Storm (lançado em 2011)

 

A história inicia-se em 22 de junho de 2156 a guerra é uma cruel realidade para a Terra e suas colônias que, após os eventos retratados no último livro, encontra-se praticamente sozinha lutando contra um inimigo traiçoeiro e bem armado.

 

A frota de naves da Terra, comandadas pela Enterprise de Jonathan Archer, tenta desesperadamente deter o avanço das naves romulanas, cada vez mais próximas da Terra, ao mesmo tempo em que o Capitão Archer tenta de todas as maneiras conseguir aliados para o combate enquanto os tradicionais aliados dos humanos, em especial os Vulcanos, enfrentam suas próprias tragédias, vítimas dos estratagemas romulanos. Ao mesmo tempo, de dentro das fronteiras do inimigo Trip Tucker trabalha para sabotar o avanço romulano mesmo que isso custe qualquer chance que tenha de um dia voltar para sua antiga vida.

 

A história desenrola-se até agosto de 2161, com um epílogo em 2186, nesse período vemos o desfecho da guerra e o alto custo que ela teve, temos uma idéia do destino final dos principais tripulantes da Enterprise e do nascimento da Federação de Planetas.

 

Novamente escrito apenas por Michael A. Martin a saga, que começou muito bem em The Good That Men Do, infelizmente perdeu muita força nos dois últimos livros.

 

A história é bem distribuída se passando em vários cenários e com vários personagens diferentes, mas em todo o livro parece se arrastar fica a sensação de que a saga, que se passa em cinco anos, poderia ter se resolvido em menos tempo, enquanto algumas situações, criadas nos outros livros, parecem se resolver muito rapidamente e de maneira forçada, apenas porque “era o momento” de se resolverem.

 

A história pode ser considerada o ponto final para Enterprise já que somos apresentados ao destino final da nave e de seus tripulantes, embora uma das situações apresentadas no desfecho possa ser melhor explicada em um futuro livro isso não acrescentaria nada ao final da saga, e nem parece ser a intenção do autor que já está envolvido em outro livro do universo de Jornada, agora com a Nova Geração.

 

Toda a idéia da saga daria uma ótima temporada final para Enterprise, série que eu acho sofreu muito com o desgaste que Jornada enfrentava na televisão após 18 anos de produção ininterrupta, mas que tinha bons atores em bons personagens e uma idéia inicial bem interessante. Pena que essa idéia foi posta em prática de fato apenas na quarta temporada do programa, quando já era tarde demais.

 

Os livros comentados aqui podem ser facilmente encontrados no site da Amazon ou da Simon & Schuster (http://www.simonandschuster.com/), grupo a qual pertence a Pocket Books, também pode ser encontrado ou encomendado nos sites das livrarias Saraiva e Cultura (www.saraiva.com.br / http://www.livrariacultura.com.br) entre outros pontos de venda.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: