Assistir a reprises na TV pode ajudar cérebro a repor energias

Fonte – Terra Saúde

 Foto: Getty Images

Estudo concluiu que assistir novamente programas favoritos aumenta o auto controle e a força de vontade
Foto: Getty Images


Se você adora sentar em frente à TV para assistir ao seu seriado favorito, boa notícia: cientistas afirmam que isto pode dar um impulso mental. De acordo com informações do jornal inglês Daily Mail, pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, descobriram que as pessoas registraram aumento de força de vontade e auto controle depois destas “sessões”. O estudo mostrou ainda que o desempenho para montar quebra-cabeças também melhorava após assistir novamente episódios já vistos há algum tempo.

“Quando você assiste novamente os episódios de seu série favorita, normalmente não usa nenhum esforço para controlar o que está pensando, dizendo ou fazendo. Você não está gastando a energia mental necessária para o auto controle ou a força de vontade. Ao mesmo tempo, a pessoa está aproveitando a “interação” com os personagens na TV e esta atividade repõe as energias”, explicou a Dra. Jaye Derrick, responsável pela pesquisa.

Ela disse ainda que assistir reprises na TV reabestece as energias que foram utilizadas e completam as reservas. “As pessoas têm um limite destes recursos mentais e depois de atividades, eles são reduzidos e consequentemente, terão menos energia para as próximas ações. Com tempo suficiente, estes recursos irão se recompor, mas há maneiras de acelerar este processo”, afirmou Derrick.

No entanto, o time de pesquisadores descobriu que este resultado é apenas observado quando as reprises são assistidas e que, ver novos programas e episódios não apresenta nenhum efeito. “O efeito de reposição de energia que encontrei é específico para assistir novamente aos programas de TV preferidos. Somente assistir a qualquer programa na TV não traz estes benefícios”, esclareceu.

Assistir um episódio inédito do programa predileto também não tem efeito algum. “Baseada em minha pesquisa, argumento que assistir televisão não é de todo mal. Enquanto há uma série de estudos que demostram que a violência nas telas aumenta a agressividade e que ficar sentado no sofá em frente ao aparelho contribui para o crescimento dos índices de obesidade, mostrei que  assistir ao programa favorito traz uma série de benefícios e pode melhorar o bem estar geral”, disse a pesquisadora.

Nos dois estudos divulgados por ela no jornal Social Psychological and Personality Science, foram aplicados testes a duas turmas, a primeira recebeu uma série de perguntas que exigia uma maior concentração e a segunda, menor esforço para responder. Em seguida, um grupo descreveu sua série preferida e o outro os objetos de seu quarto. Foi medido também os níveis de redução ou aumento de força de vontade e observado que os que descreveram o programa de TV tiveram resultados mais significativos, indicando que as pessoas gostariam de passar mais tempo pensando sobre a atração. Além da reposição de energia, este grupo mostrou mais habilidade em montar um difícil quebra-cabeça.

O segundo estudo fez uma análise diária medindo esforço, consumo de mídia e níveis de energia. As pessoas que passavam por provas mais difíceis tinham mais tendência em assistir novamente um show, um filme ou ler de novo um livro. “Em outras palavras, houve um efeito mensurável restaurador de um mundo familiar de ficção”, definiu Derrick.

Uma nova pesquisa deverá analisar outros efeitos psicológicos da TV. “Eu descobri, por exemplo, que os programas prediletos melhoram o comportamento em comunidade. Especificamente, depois de pensar nestas atrações, as pessoas ficam mais dispostas a perdoar outras, a ajudar estranhos e fazer sacrifícios em nome dos parceiros”, explicou.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: