Júpiter pode ter salvado a Terra

Fonte – Revista Galileu

Editora Globo

O impacto, registrado pelo astrônomo amador George Hall // Crédito: Reprodução

Se observações de astrônomos estiverem corretas, Júpiter sofreu um impacto de um asteroide ou cometa na segunda-feira – e isso pode ter salvado a Terra de uma colisão devastadora.

Observadores relataram uma explosão de dois segundos na superfície de Júpiter no cinturão equatorial norte do planeta. Segundo cálculos, o clarão teria aproximadamente 160 km de diâmetro.

Segundo Alan Boyle, astrônomo responsável pelo site CosmicLog, é um sinal claro de que houve uma colisão de um asteróide ou cometa, atraído pela força gravitacional de Júpiter. E ele diz mais: como o gigante gasoso tem uma enorme força gravitacional, isso pode salvar de forma recorrente planetas menores do sistema solar que seriam atingidos por asteróides ou cometas (e isso inclui a Terra). Afinal, é a terceira vez desde 2009 que astrônomos amadores identificam um impacto na superfície de Júpiter.

‘Suspeitamos que Júpiter aja como um escudo cósmico, que atrai corpos celestes que poderiam colidir com a Terra’, escreve Boyle. De acordo com ele, há cientistas que dizem que, sem o planeta, a vida terrestre não teria chance.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: