Apenas 11 equipes no planeta terão acesso a amostras de asteroide

Fonte: Portal Terra – Ciências

Antes de ser totalmente desintegrada, a sonda Hayabusa lançou uma pequena cápsula com material do asteroide Itokawa. Foto: Jaxa/Divulgação

Antes de ser totalmente desintegrada, a sonda Hayabusa lançou uma pequena cápsula com material do asteroide Itokawa
Foto: Jaxa/Divulgação


Em 2010, a sonda japonesa Hayabusa completou uma missão inédita na pesquisa espacial: ela chegava à Terra com as primeiras amostras coletadas em um asteroide e trazidas para o planeta. Agora, 11 equipes de pesquisadores ao redor do planeta vão ter acesso a 70 pequenos grãos que o robô conseguiu pegar na pedra de 500 m. Uma delas, da Universidade de Manchester, por exemplo, recebeu sete grãos por ter o sistema mais sensível para detectar os raros gases xenônio e criptônio.

O time da Inglaterra – liderado por Henner Busemann e com pesquisadores da Alemanha, Suécia e Suíça – espera descobrir o quão rapidamente e através de quais processos a superfície foi modificada e se material do asteroide Itokawa acabou na Terra – acredita-se que substâncias importantes do nosso planeta vieram desses corpos, como a água.

“Meteoritos são amostras que caíram na Terra de asteroides, e aprendemos muito com eles”, diz Busemann em nota da universidade. “Contudo, esses grãos são únicos porque nós sabemos de qual dos milhões de asteroides eles vieram e eles não foram expostos ao ambiente da Terra. Estamos aprendendo muito sobre como os asteroides se formam e evoluem.”

Segundo a universidade, Itokawa foi apenas o terceiro corpo do qual o ser humano conseguiu coletar amostras e trazer à Terra. Além das missões Apollo e Luna, que visitaram nosso satélite natural, a Stardust conseguiu amostras do cometa Wild 2. O estudo atual pretende entender melhor os primórdios do Sistema Solar, na época da formação dos planetas, há cerca de 4,5 bilhões de anos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: