Quanta energia elétrica o Yoda conseguiria gerar com a Força?

Fonte: Papo de Homem

Eu vou — obviamente — ignorar a trilogia mais recente.

Tem uma ótima tirinha do SMBC sobre as consequências geopolíticas de termos o Superman girando uma manivela para fornecer uma quantidade ilimitada de energia. Poderíamos imaginar o Yoda usando a Força para operar um gerador parecido. Mas quanta energia ele conseguiria gerar?

A maior demonstração de poder do Yoda na trilogia original foi quando ele retirou a X-Wing do Luke de dentro de um pântano. No que diz respeito a mover objetos fisicamente, este foi facilmente o maior dispêndio de energia pela Força que vimos de qualquer personagem da trilogia.

A energia necessária para levantar um objeto a uma altura h é igual à massa do objeto vezes a força da gravidade vezes a altura a que vamos levantar. A cena da X-Wing nos permite usar essa fórmula para determinar um limite inferior na potência de pico do Yoda.

Primeiro precisamos saber o peso da nave. A massa da X-Wing nunca foi canonicamente estabelecida, mas o seu comprimento sim — 12,5 metros. Um caça F-22 tem 19 metros de comprimento e pesa 19.700kg, então uma estimativa proporcional da massa a X-Wing: cerca de 12.000 libra (5 toneladas métricas).

Depois, precisamos saber a que velocidade ela estava se erguendo daquele pântano. Eu reassisti à cena e cronometrei a taxa de ascensão enquanto ela subia da água.

O trem de pouso frontal sai da água em cerca de três segundos e meio, e eu estimo que o trem tenha 1,4 metro de comprimento (baseado em uma cena de Uma Nova Esperança em que um membro da equipe passa rastejando por uma). Isso nos diz que a X-Wing estava sendo erguida a 0,39 m/s.

Por último, precisamos saber a força da gravidade em Dagobah. Ok, estou perdido. Apesar dos fãs de sci-fi serem obsessivos, não existe um catálogo de características geofísicas tão específicas de cada planeta visitado em Star Wars. Certo?

Errado. Eu subestimei a mente coletiva dos fãs. A Wookiepedia tem esse catálogo, e ele nos informa que a gravidade na superfície de Dagobah é 0,9g.

Combinando isso com a massa da X-Wing e a taxa de ascensão, temos nossa potência de pico:

Isso é energia o bastante para fornecer energia a um quarteirão de casas suburbanas. Também é equivalente a 25 cavalos de potência, que é mais ou menos a potência do motor de um Smart Car elétrico.

Pelos preços atuais de energia elétrica nos EUA, o Yoda valeria cerca de 2 dólares por hora.

Mas telecinese é só um tipo de Força. E aquele raio que o Imperador usou para fritar o Luke? A natureza física dele nunca foi esclarecida, mas bobinas de Tesla que produzem efeitos similares consomem cerca de 10 kilowatts ­— o que colocaria o Imperador mais ou menos no mesmo nível de potência do Yoda. (Essas bobinas Tesla usam vários pulsos muito curtos. Se o Imperador está sustentando um arco contínuo, como uma solda em arc, a energia pode facilmente estar na casa dos megawatts.)

E o Luke? Eu examinei a cena em que ele usa seus recém-descobertos poderes da Força para arrancar seu sabre de luz da neve. Os números são mais difíceis de estimar nesse caso, mas eu assisti quadro-a-quadro e deduzi uma estimativa de 400 watts para a sua potência de pico. É uma fração dos 19kW do Yoda, e só foi sustentada por uma fração de segundo.

Sendo assim, o Yoda parece ser a nossa melhor aposta como fonte de energia. Mas com o consumo de energia mundial chegando a 2 terawatts, precisaríamos de cem milhões de Yodas para surprir nossas necessidades.

Considerando todas as coisas, migrar para um sistema de geração de eletricidade baseado em Yodas provavelmente não valeria a pena — apesar de definitivamente ser energia verde.

Original: Yoda, no what-if.xkcd.com
Tradução: Fabio Bracht 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: