Ao sistema solar… e além: vídeo

Fonte: HypeScience

Outros sistemas solares na nossa galáxia, com estrelas e planetas por toda a parte: uma realidade que sequer era imaginada há alguns séculos, hoje é representada em um vídeo, feito com base em dados coletados por sondas espaciais ao longo de décadas.

Criado pelo Museu Americano de História Natural, o vídeo é um “acompanhamento” de um artigo publicado recentemente no periódico Astrophysical Journal sobre o Projeto 1640, desenvolvido no Observatório de Palomar em Pasadena (EUA). Por meio de uma técnica nova, os pesquisadores analisam o “espectro” de planetas que estão fora do nosso sistema solar (exoplanetas).

Na análise, quatro exoplanetas que orbitam a estrela HR 8799 chamaram a atenção. “Estes quentes planetas vermelhos são diferentes de qualquer outro objeto conhecido do universo”, destaca o astrofísico Ben R. Oppenheimer. “Todos têm espectros diferentes, e todos são peculiares”.

Uma das peculiaridades dos quatro planetas é um “desequilíbrio químico”: normalmente, amônia e metano coexistem, a menos que o ambiente seja extremamente frio ou extremamente quente; a temperatura média dos planetas, embora elevada para os padrões da Terra, não é especialmente alta (726°C), e mesmo assim eles não apresentam esses elementos químicos.

Além disso, possuem um tom mais avermelhado do que planetas com temperaturas similares – o que seria em parte explicado por uma nuvem de gás que os cobre.

A própria estrela que os ilumina (HR 8799) também é peculiar: tem 1,6 vezes a massa do sol e cinco vezes mais brilho (que varia 8% a cada dois dias) e emite mil vezes mais luz ultravioleta – e esses fatores podem, naturalmente, impactar os quatro planetas.

Por fim, a própria natureza do estudo é, por si só, uma “novidade”: “Estas são as primeiras observações espectroscópicas de múltiplos planetas de um sistema diferente do nosso”, escrevem os autores. O mesmo grupo já pretende fazer mais observações desse tipo nos próximos três anos.[io9, Astrophysical Journal]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: