Arquivo da NASA: Fotos incríveis das missões Apollo

Fonte: Oscar Filho

Em maio de 1961, o presidente John F. Kennedy fez uma promessa: “colocar um homem na Lua e trazê-lo a Terra em segurança até o final da década”.

 

Entre 1961 e 1975, as missões da NASA Apollo iriam mudar o mundo.

 

Todas as imagens e legendas da seleção a seguir são de autoria da NASA. São 24 fotos neste post!

 

Presidente Kennedy no Cabo Canaveral
À direita, Kennedy recebe uma explicação do sistema de lançamento do foguete Saturn V do Dr. Wernher von Braun, centro, no Cabo Canaveral em novembro de 1963.

 

 

Modelo da NASA
No final dos anos 60, a NASA realizou um concurso de beleza. Esta é Miss NASA 1968-69, ao lado de um motor RL-10 usado em módulos lunares – Foto foi no Edifício de Operações Rocket.

 

 

Módulo em testes
Teste da cápsula de retorno á Terra. Simulação de impacto com o solo parece uma explosão, mas é apenas a poeira devido a colisão.

 

 

O plano de voo
John C. Houbolt explica como seria o pouso lunar da missão Apollo. Fotografia publicada em Space Flight Revolução – NASA Langley Research Center (página 247), de James R. Hansen.

 

 

Traje espacial A-3H-024 durante teste e avaliação
O engenheiro Bill Peterson encaixa o cinto de conteção no piloto Bob Smyth.

 

 

A homenagem
Os astronautas Virgil “Gus” Grissom, Edward H. White e Roger B. Chaffee esse último seria o primeiro piloto em uma missão tripulada. Tragicamente, durante os testes de lançamento, um incêndio asfixou a equipe. A missão foi originalmente chamava-se o Apollo 204, mas foi renomeada para Apollo 1 em homenagem aos astronautas mortos.

 

 

Simulador de aterrissagem
Essa esfera gigante serviu para estudos sobre a melhor forma de aterrissar na Lua.

 

 

Simulador de pouso mais completo da época
Usado para estudar os problemas relacionados com a aterrissagem na superfície lunar. Foi um projeto complexo, que custou cerca de US $ 2 milhões.

 

 

Teste de mobilidade
Esse traje foi usado para simular uma caminhada sem gravidade. O objetivo deste simulador foi estudar como seria caminhar, saltar, se mover no espaço.

 

 

O lado escuro da Lua
A sonda Russa Luna 3 foi a primeira a fotografar o lado não iluminado da Lua. A primeira imagem foi tirada às 03h30 em 7 de Outubro, a uma distância de 63.500 km. Foram feitas 29 fotos. Apesar da baixa resolução, as imagens foram de muita importância para a Missão Apollo.

 

 

Veículo lunar
Astronauta Eugene A. Cernan, comandante, faz a primeira atividade extraveicular da missão Apollo 17.

 

 

Amostra do solo lunar
Na missão Apollo 12, o astronauta Alan Bean tem um recipiente de amostra ambiental especial preenchido com o solo lunar recolhidas durante sua permanência na superfície do satélite. A câmara Hasselblad está montada na caixa de seu traje espacial. Pete Conrad, que fez esta imagem, é refletido na viseira do capacete – 20 de novembro de 1969.

 

 

Plataforma de lançamento
Relâmpagos no céu por trás do foguete Saturn V, que iria impulsionar a Apollo 15 até a Lua – 25 de julho de 1971.

 

 

Módulo Lunar
Vista oeste do Módulo Lunar. As imagens foram feitas durante uma caminhada lunar pela missão Apollo 14. O tipo de filme utilizado foi um S0168 inversão de cores de alta velocidade, Interior / Surface, lente 60 milímetros com uma elevação do sol de 12 graus. Entendeu? Nem eu!

 

 

Cratera
Visão escura da cratera Chaplygin parcialmente coberta por uma parte da nave espacial. A imagem foi feita durante a missão Apollo 13.

 

 

Quarentena
Tripulantes da Apollo 11 no módulo de quarentena logo depois que chegaram do espaço. Na foto, os astronautas estão na Base Aérea de Ellington após um vôo do Havaí a bordo de uma jato C141 da Força Aérea Americana.
Neil Armstrong está tocando ukelele, Michael Collins (em primeiro plano à direita) e Edwin E. Aldrin Jr. (fundo à direita) está olhando para fora da janela. As outras pessoas na imagem são da equipe de apoio. Esta foto foi tirada durante a breve cerimônia de boas-vindas.

 

 

O Cara!!!
Neil Armstrong durante a missão Apollo 11.

 

 

O registro histórico
Um close da pegada de um astronauta em solo lunar.

 

 

Treinamento para missão
Na piscina da direita para a esquerda estão os astronauta Edward H. White, Roger B. Chaffee e perto da cápsula de reentrada, o astronauta Virgil I. Grissom. Nadadores da NASA estão na água para ajudar na sessão de treinos na Base Aérea de Ellington em Houston.

 

 

Recuperação do módulo Lunar
Procedimento de recuperação da tripulação da Apollo 7, no mar e a bordo do navio porta-aviões USS Essex.

 

 

O lançamento
Apollo 7/Saturn IB é lançado do Centro Espacial Kennedy, no Complexo de Lançamento 34 às 11h03 em 11 de outubro de 1968. É o primeiro lançamento tripulado da missão Apollo.

 

 

Direto da órbita
O astronauta David R. Scott direto da Apollo 9 dando manutenção nos módulos de comando e serviço com a Terra ao fundo, durante o quarto dia da missão Apollo 9 em órbita.

 

 

O Centro de Controle
Vista geral da Sala de Controle e Operações – prédio 30, Centro Espacial Tripulado – mostra os controladores de vôo comemorando o êxito da missão de pouso da Apollo 11 na Lua.

 

 

Controle da Missão
Durante o Apollo 201, a missão experimental não tripulada.

 

 

Espero que tenha gostado!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: