Cientistas constroem sensor estilo tricorder

Fonte: TrekBrasilis

Scanadu ScoutImagine um mundo onde um aparelho portátil digitaliza seu corpo e diagnostica doenças em segundos, reduzindo visitas hospitalares e potencialmente pode salvar sua vida. Pode soar como coisa de Jornada, mas engenheiros da Califórnia desenvolveram uma versão da vida real de um tricorder médico da série. O Scanadu Scout pode ler a temperatura de uma pessoa, a frequência cardíaca, os níveis de oxigênio no sangue, e mais, simplesmente sendo colocada sobre a testa.

 

O Scout consegue fazer uma leitura de uma pessoa por 10 segundos. Sensores embutidos estabelecem o batimento cardíaco, temperatura, oximetria, respiração, stress, índice de álcool e até consegue dizer se uma mulher está grávida. Ele funciona de forma semelhante ao tricorder médico usado em Jornada, aquele que podia fazer a varredura do corpo de uma pessoa em busca de sinais vitais.

scout 1

O Scout liga-se ao smartphone através do WiFi e a aplicação mostra o parecer médico de acordo com o histórico médico da pessoa e uma base de dados mundial na qual se baseia para tomar as decisões.

Outra das maneiras de interagir com o Scanadu Scout é através de fotografias tiradas com a aplicação no smartphone pois a cor do paciente também é avaliada.

O aparelho foi desenvolvido pela empresa Scanadu localizada no Ames Research Center da NASA, Califórnia.

Um protótipo foi revelado pela primeira vez em 2012 e é o mais recente modelo em exposição no Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas.

scout 2Os fabricantes afirmam que o dispositivo é 99 por cento preciso, em menos de 10 segundos.

O pseudo tricorder usa um adaptador micro-USB que pode ser ligado a uma porta USB, e leva menos de uma hora para carregar a bateria. Quando ele está sendo usado algumas vezes todos os dias, a bateria dura cerca de uma semana, diz a empresa.

O scout era esperado ir à venda até o final de 2013, mas a empresa ainda não anunciou quando estará amplamente disponível no mercado. Ele terá de ser aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA antes que possa ir ao mercado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: